H1N1 – saiba mais sobre este vírus

Já há casos de infecção, nos primeiros meses de 2020, pelo vírus em algumas cidades brasileiras

Posts - Dra. Gabriela B Cunha -Fev.H1N1.1

O verão ainda não acabou, mas não é raro casos de pessoas com gripes e resfriados. Isto porque o vírus de doenças são transitórios, ou seja, podem chegar à diversos locais por meio de pessoas que se deslocam como, por exemplo, em viagens, passeios e ou visitas em locais com surtos da doença.

A H1N1 é um subtipo do vírus Influenza tipo A, que é o resultado da combinação de vírus humano da gripe com vírus da gripe suína ou aviária, que infectou porcos também. O vírus fica incubado entre 3 a 5 dias, podendo ser transmitido antes dos sintomas aparecerem e é transmitido pelo contato direto entre pessoas, animais infectados e objetos contaminados por meio de partículas de saliva e secreções respiratórias. Não é transmitido por meio da ingestão de carne suína.  Entre os principais sintomas estão:  irritação nos olhos, cansaço, coriza, vômitos, tosse, dores musculares, dores de cabeça, dores de garganta e nas articulações, além de febre alta acima de 39ºC repentinamente. O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais e avaliação das condições gerais do paciente. Quando diagnosticado, é necessário atenção e cuidados específicos já nas primeiras 48 após a manifestação dos sintomas.

Existem vacinas que contribuem para evitar o contágio, que são: a trivalente, que imuniza contra dois subtipos do vírus influenza A e um do subtipo influenza B; e a tetravalente, que imuniza contra esses mesmos subtipos e mais um do subtipo B, indicada somente a partir dos três anos de idade. As recomendações para evitar o contágio são iguais para quaisquer doenças virais: lavar as mãos com frequência, evitar contato com pessoas doentes e ou locais com surto da doença, espirrar usando lenço de papel descartável e ou o antebraço para evitar que as partículas de saliva se espalhem não compartilhar objetos pessoais e procurar ajuda médica após o aparecimento de quaisquer sintomas relacionados a gripe.

Dra. Gabriela Barboza Cunha
Médica – CRM SP 91435
Contatos: 11-3522- 5366 / 11-94555-8496
Facebook e Instagram: @dragabrielabarbozacunha
E-mail: dragabrielabarbozacunha@gmail.com
Rua Amaral Gama, 333, conj. 134, Santana – SP
Contribuição textual: Jornalista Carina Gonçalves – MTB: 48326