Dermatite de Contato

adorable-baby-baby-feet-266011

A dermatite de contato é uma reação inflamatória da pele, que causa lesões de diferentes graus e pode ser causada tanto por danos químicos ou físicos, quanto por alergias. Pode ocorrer em qualquer idade, mas é muito comum em crianças. As lesões podem ser avermelhadas e formar bolhas e feridas.

O tipo mais comum é a dermatite de fraldas. Ela aparece principalmente nas dobras das coxas, bumbum e genitais, e podem piorar com a urina, fezes e suor. A dermatite também pode acontecer pelo contato com agentes irritantes, como ácidos, álcool, sabão, detergente, urina e fezes, cremes, perfumes, maquiagem, alimentos, etc. Também é comum a dermatite perioral, ao redor da boca, por causa do hábito que as crianças têm de colocar tudo na boca. Em casos específicos, a dermatite pode ser causada também pela luz do sol.

Em caso de lesões suspeitas, levar a criança ao pediatra para confirmar o diagnóstico. Se necessário ele vai pedir exames e testes específicos de alergia, e prescrever alguma pomada ou medicamento. Compressas frias podem aliviar um pouco a dor e irritação no local das lesões.

Algumas práticas podem prevenir o surgimento de dermatites de contato:

  • Utilizar sabonetes e shampoos neutros, indicados pelo pediatra
  • Evitar o uso de perfumes e cremes perfumados na criança
  • Em caso de dermatite de fraldas, evitar o uso de lenços umedecidos. A limpeza da região na troca de fraldas pode ser feita com algodão umedecido em água
  • Dar preferência a roupinhas de tecidos naturais e frescos, como o algodão
  • Verificar sempre se a fralda não está muito apertada e trocar sempre que estiver suja
  • Não deixar as meninas utilizarem maquiagens, cosméticos e esmaltes para adultos.

Dra. Gabriela Barboza Cunha
Médica – CRM SP 91435
Contatos: 11-3522- 5366 / 11-94555-8496
Facebook e Instagram: @dragabrielabarbozacunha
E-mail: dragabrielabarbozacunha@gmail.com
Rua Amaral Gama, 333, conj. 134, Santana – SP
Contribuição textual: Jornalista Carina Gonçalves – MTB: 48326