Acidentes Domésticos

Pandemia, distanciamento social e crianças juntas em casa pode ser uma combinação “explosiva”

download (2)

Já são quase cinco meses dentro de casa sem que as crianças possam ter momentos de lazer ao ar livre ou encontrar os amigos para gastarem energia. Com este cenário, as casas e apartamentos se tornaram verdadeiros plays para colocar em prática todo tipo de atividade que possa distrair e divertir as crianças. No entanto, o ambiente familiar pode ser um local com grandes riscos para ascendentes domésticos, que podem colocar a saúde e vida dos seus filhos em risco.

Este é um dos motivos que tem levados os pais em busca de ajuda nos pronto socorros infantis, com crianças lesionadas no crânio, face, pernas, braços e outras partes do corpo, sem falarmos sobre intoxicação por alimentos e produtos de limpeza.

São tantos motivos que causam os acidentes domésticos que, inclusive, cito abaixo os principais e como evitá-los:

– Quedas: são comuns e acontecem em um piscar de olhos, com fraturas craniofaciais, pernas, braços e tronco. Evite tapetes em pisos lisos, no banheiro e quarto da criança. Camas e beliches devem ter grades de proteção. Janelas e sacadas, precisam ter redes de proteção e supervisão de adultos.

– Alimentos: causam intoxicação e engasgo. Não ofereça alimentos sem saber se a criança possui intolerância alimentar e, principalmente, fora do contexto da faixa etária da criança, que pode engasgar (alimentos sólidos e ou pastosos).

– Produtos de Limpeza: produtos de limpeza despertam a curiosidade e podem ser aspirados ou mesmo ingeridos. Evite deixá-los em locais de alcance das crianças. Não troque as embalagens por garrafas pets ou outros recipientes que confundam a criança com produtos de consumo.

– Quinas e Pontas: mesas, raques e móveis em geral precisam de proteção para evitar acidentes que podem machucar e causar lesões graves.

– Objetos Cortantes: mantenha longe do alcance das crianças facas, tesouras e quaisquer objetos ou produtos que podem cortar e causar sérios ferimentos.

– Álcool Gel: é um produto altamente inflamável e causa ferimentos graves. Em contato com superfícies quentes e fogo, pode ocasionar queimaduras sem chama. Ao entrar em contato com mucosas (boca e olho) pode causar queimaduras e lesões graves. Mantenha fora do alcance das crianças e só use quando estiver sem possibilidade de lavar as mãos com água e sabão – geralmente na rua.

Dra. Gabriela Barboza Cunha
Médica – CRM SP 91435
Contatos: 11-3522- 5366 / 11-94555-8496
Facebook e Instagram: @dragabrielabarbozacunha
E-mail: dragabrielabarbozacunha@gmail.com
Rua Amaral Gama, 333, conj. 134, Santana – SP
Contribuição textual: jornalista Carina Gonçalves – MTB: 48326
JCG Comunicação e MKT – 11-98092-6021 / 11-4113-6820